sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CARAVANA DA ASSOSÍNDICOS visita condomínio e entrega prêmio “Mérito ASSOSÍNDICOS 2013” no condomínio Solar de Brasília

O presidente da ASSOSÍNDICOS-DF acompanhado de diversos diretores e membros da associação,  esteve hoje (28/11) no Jardim Botânico entregando o prêmio “Mérito ASSOSÍNDICOS 2013” e ouvindo os síndicos da região com a 2° edição da CARAVANA DA ASSOSÍNDICOS.

O síndico do condomínio Solar de Brasília, José Antunes Cardozo do Amaral, recebeu das mãos do presidente da ASSOSÍNDICOS  Paulo Roberto Melo e do Administrador do Jardim Botânico Cesar Lacerda o  prêmio “Mérito ASSOSÍNDICOS 2013”.

O prêmio “Mérito ASSOSÍNDICOS 2013” é uma premiação em que apenas um síndico, um morador de condomínio e uma empresa prestadora de serviços para condomínios recebem. Ainda faltam receber o prêmio “Mérito ASSOSÍNDICOS 2013” o morador de condomínio e a empresa que serão entregues na semana que vem.

O Administrador do Jardim Botânico, Cesar Lacerda falou o seguinte: “ parabenizo aqui  a ASSOSÍNDICOS  pela iniciativa,  cumprimentou o síndico agraciado ao falar que o Jardim botânico é uma cidade de condomínios horizontais  e chamou a associação para promover juntos um curso de síndicos na região”, falou o administrador.

O Presidente da ASSOSÍNDICOS, Paulo Roberto Melo falou: “para nós estamos aqui hoje entregando o prêmio Mérito ASSOSÍNDICOS 2013 ao Coronel Amaral é uma honra, pois entre milhares de condomínios do DF a comissão da ASSOSÍNDICOS escolheu ele e por que ele é um dom melhores síndicos do Distrito Federal, quero te dizer Amaral parabéns para você parabéns para a sua equipe, que deus continue te guiando no rumo certo em seu condomínio”, Paulo Roberto Melo também falou da missão e para que veio a ASSOSÍNDICOS e cumprimentou os presentes.

O agraciado José Antunes Cardozo do Amaral agradeceu aos presentes a presença, e falou que “é uma honra está recebendo o mais importante prêmio da ASSOSÍNDICOS, que para mim é a mais atuante associação   de síndicos do país pois essa associação em 2 meses já tem programas para atender os síndicos que  nenhuma outra associação  tem no pais, quero aqui hoje agradecer o Paulo, o Cesar Lacerda e o Helio pela presença e pela escolha” finalizou o agraciado.

O Diretor de Relacionamento também esteve presente e  falou “eu quero dizer que o Coronel Cardozo é um síndico fenomenal, assim como o nosso presidente Paulo Roberto Melo, vocês dois são pessoas de iniciativa, que buscam uma vida melhor para todos, que querem o bem de todos” falou o especialista em relacionamento interpessoal.

O evento ocorreu na manhã de hoje e contou com a presença de cerca de 40 pessoas entre elas moradores e síndicos da região, o presidente da ASSOSÍNDICOS ouviu as pessoas e já fez o anúncio de curso para síndicos em abril e curso para funcionários dos condomínios em maio de 2014 na região do Jardim Botânico.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alunos da rede pública do DF plantam 100 mudas em parque da Asa Sul

Ação faz parte do projeto "Tempo de Plantar", que prevê o plantio de 1,5 milhão de árvores nativas do Cerrado até final de 2014

 Mais de 400 crianças de cinco escolas da rede pública plantaram na manhã desta quarta-feira (20), no Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul, 100 mudas de espécies nativas do bioma Cerrado, como parte da abertura do projeto "Tempo de Plantar", já em seu segundo ano. Ao todo será plantado 1,5 milhão de árvores nas áreas mais degradadas do DF até o final do próximo ano.

A ação contou com a presença do governador Agnelo Queiroz, que, com a ajuda de alunos do ensino especial, fez o plantio de uma árvore de Jatobá. A primeira semana de novembro entrou para o calendário oficial do DF como o período de mobilização pelo reflorestamento e recuperação do Cerrado.

"Esse é um momento especial para o presente e futuro do Distrito Federal. A meta do governo é mobilizar a sociedade para que todos façam parte dessa ação de fortalecimento do bioma do Cerrado, separando uma área de seu quintal para o plantio de mudas nativas", afirmou Agnelo.
Participaram da ação alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), Centros de Ensino Especial de Brasília números 1 e 2, Setor Oeste e Escola Classe da 316 Sul. "Nosso objetivo com a escolha dessas instituições de ensino foi a socialização, pois estão participando hoje do projeto estudantes dos ensinos médio e fundamental, além de crianças com deficiência. São públicos diferentes com o mesmo ideal que é a educação ambiental", disse a professora do Centro de Ensino Especial 1, Vera Lúcia Monteiro.
A atividade empolgou o jovem Rafael Moraes Gali, de 21 anos, que faz parte do Centro de Ensino Especial 1. "Gosto muito de plantar. Na escola aprendo também a colher, vender e fazer embalagens", ressaltou o estudante. Segundo a professora, além de aulas com o tema educação ambiental, também são ministrados cursos profissionalizantes que utilizam materiais recicláveis.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Nilton Reis, afirmou que a próxima ação prevista no projeto é o mutirão que será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro no Ribeirão Sobradinho. "Nesses dias, enfrentaremos o desafio de plantar dez mil mudas em apenas dois dias. Essa ação faz parte do projeto "Rio São Bartolomeu Vivo", que prevê o plantio de 215 mil mudas ao longo da bacia".
INICIATIVA – O projeto "Tempo de Plantar" foi lançado em 2012, com o plantio de 1,6 milhão de mudas, e, desse total, até o momento foram plantadas 500 mil. Essa é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh) e do Ibram, em parceria com a Terracap, Novacap, Adasa, Banco do Brasil e Secretaria de Agricultura.
Também está previsto, neste segundo ano do projeto, o plantio de 550 mil mudas na Floresta Nacional de Brasília, 166 mil no Parque Nacional de Brasília e 265 mil na área próximo à antiga Rede Ferroviária Federal, todos com recursos de compensações florestais.  

Hospital da Criança completa dois anos com quase 700 mil atendimentos

Instituição ganhará novo bloco até o fim do próximo ano
 Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital da Criança José Alencar (HCB) se uniram hoje (22) para festejar o aniversário de dois anos da instituição que, até outubro de 2013, realizou quase 700 mil atendimentos. A previsão é que até o fim de 2014 seja construído um novo bloco com mais opções de serviços.                                          
A alegria do momento foi compartilhada com o governador Agnelo Queiroz que, acompanhado de autoridades da área de Saúde e funcionários do hospital, revelou sua emoção em participar mais uma vez dessa festa. De acordo com ele, ver essa estrutura montada e em pleno funcionamento é a realização de um sonho. 
"Estamos completando dois anos com esse hospital, tempo curto, com saldo extraordinário. Aqui é um exemplo de sucesso que hoje virou referência em todo o Brasil, superando todas as metas do contrato de gestão. A ampliação desse serviço com a entrega de mais um bloco servirá apenas para dar continuidade a esse lindo trabalho. Esse é o objetivo e a razão de se governar", afirmou Agnelo. 
Além de comemorar a data, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, ressaltou as grandes conquistas alcançadas nesta semana na área da Saúde no DF. "Nesse período realizamos o primeiro transplante de medula óssea no SUS e também de vários outros órgãos. Espero estar presente aqui no próximo ano trazendo mais notícias como essa." 
O presidente do Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Ilton Malacão, disse que a média de aprovação do Hospital da Criança é de 98%. "Se não fosse essa nova gestão do governo para investir nesse sonho, esse local estaria fechado até hoje como ficou por dois anos". 
A presidente da Abrace, Ilda Peliz, compartilhou a mesma opinião do representante do Icipe e completou que essa festa também é para comemorar o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil. "Neste mês também estamos com a ação 'Novembro Dourado', para reforçar ainda mais essa causa. Se não fosse o trabalho do governador, com a ajuda da comunidade em geral, não estaríamos aqui batendo recorde de atendimento." 
Estrutura - O HCB tem 7 mil m² de área construída, 30 consultórios médicos e 22 leitos de internação. O hospital é público e faz parte da rede da Secretaria de Saúde do DF, com administração realizada pelo Icipe. 
O novo bloco terá 21 mil m² construídos, dois pavimentos, 202 leitos, Centro de Ensino e Pesquisa, central de material esterilizado, centro cirúrgico, áreas de apoio, laboratórios de análises clínicas e laboratórios especializados.

ASSOSÍNDICOS - DF promove ampla programação em homenagem ao dia do Síndico

O Presidente da ASSOSÍNDICOS – DF, Paulo Roberto Melo junto com todos os outros membros da ASSOSÍNDICOS – DF farão uma ampla programação em homenagem ao DIA DO SÍNDICO, começando no dia 25/11 com uma palestra falando de como realizar eventos em condomínios e terminando no dia 06/12 com uma Seção Solene EM HOMENAGEM AOS SÍNDICOS NA Câmara Legislativa do DF.

Dentre os eventos programados estão: Palestra “EVENTOS EM CONDOMÍNIOS”, Palestra “RISCOS DE REFORMAS EM PRÉDIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL”, Entrega do Prêmio “Síndico DESTAQUE 2013, Encontro “Caravana da ASSOSÍNDICOS” e entrega do prêmio “Mérito ASSOSÍNDICOS 2013”, Encontro de “Integração Síndicos Recursos Humanos”,  “Jantar em comemoração ao dia do Síndico” e por fim a “Seção Solene”.

De acordo com o presidente da ASSOSÍNDICOS-DF, Paulo Roberto Melo “Estamos fazendo neste ano a maior e melhor programação em comemoração ao dia do síndico da historia do Distrito Federal com mais de uma semana de festejos com cursos, palestras, visitas, encontros  todos com café da manhã ou coffee break, estaremos nos condomínios integrando moradores e síndicos” falou o presidente da ASSOSÍNDICOS-DF.

O Diretor de Eventos Brademir Wolff falou que “Estamos preparando essa ampla programação por todo o DF para receber e acolher o síndicos com bons eventos” falou o Diretor de Eventos da Assosíndicos.

Os síndicos, subsíndicos, moradores de condomínios e a população em geral estão todos convidados para estes eventos.


Serviço:
Programação 1ª SEMANA DO SÍNDICO E SUBSÍNDICO NO DISTRITO FEDERAL.

25/11- Palestra “EVENTOS EM CONDOMÍNIOS”.
Local: Salão de Festas Bloco A (QI 07, BLOCO A, ATRAS DO MC DONALD´S EM FRENTE Á ACADEMIA JUDOKAM - Guará I).
Horário: 18h.

26/11 - Palestra “RISCOS DE REFORMAS EM PRÉDIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL”.

Local: Auditório do Crea-DF (SGAS QD 901 CJ D - Asa Sul).
Horário:19h.

27/11 – Entrega do Prêmio “Síndico DESTAQUE 2013”.
Local: Escritório do Condomínio (SQS316, BLOCO J – Asa Sul).
Horário: 15h45min.

28/11-  Encontro “Caravana da ASSOSÍNDICOS” e entrega do prêmio “Mérito ASSOSÍNDICOS 2013”.
Local: Administração do Condomínio Solar de Brasília (SHJB, DF 001, KM 23/26 – LAGO SUL).
Horário:9h.
29/11 Encontro de “Integração Síndicos Recursos Humanos”.
 Local:  Auditório da Administração de Brasília(SBS, QUADRA 02, BLOCO K, ED. WAGNER -  Asa Norte).
Horário: 19h.

30/11 “Jantar em comemoração ao dia do Síndico”.
Local: Galeteria Serrana (SCLS 404/405, BLOCOD, LOJA 13, Asa Sul, RUA DO MC DONALD´S, Brasília-DF)
Adesão: R$50,00(cinquenta rais)
Horário: 20h.

06/12- “Seção Solene em comemoração ao dia do síndico”.
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Eixo Monumental, Praça Municipal, Quadra 02, lote 05, CEP: 70.094-902).
Norte).
Horário: 19h.

Maiores informações: (61) 9993-9155 / 8225-4660

sábado, 9 de novembro de 2013

Universíade em Brasília anima comunidade esportiva local

Ex-atletas do Distrito Federal, conhecidos por suas vitórias em competições internacionais, enaltecem vinda do evento para a capital federal em 2019
Brasília ser a sede, em 2019, da Universíade – competição mundial com a participação de mais de 12 mil atletas –, animou a comunidade esportiva local, por acreditarem no evento como uma oportunidade de desenvolvimento para os jovens universitários.
"Brasília mostrou estar preparada para receber um evento desse porte. Vai ser uma grande oportunidade de incentivar os jovens, além de uma chance de mudar essa cultura de desenvolver o esporte apenas no colegial", comemorou o brasiliense que foi levantador da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino de 1993 a 1998, Cássio Leandro Pereira.
Leandro, que foi vencedor de três ligas mundiais, da Olimpíada em Atlanta, nos Estados Unidos, e cinco vezes campeão brasileiro de vôlei, afirma que a Universíade servirá para alavancar o esporte local e mostrá-lo ao mundo.
"Vai ser uma espécie de Olimpíada brasiliense, que eu gostaria de ter tido na minha época. A nossa capital está realizando o sonho de várias outras capitais do mundo, com a possibilidade de receber atletas promissores de diferentes locais", destacou.
Os Jogos Olímpicos Universitários, realizados a cada dois anos, trarão atletas entre 17 e 28 anos, vindos de 166 países.
Para a presidente da Associação de Atletas do Distrito Federal, Carmem Oliveira, Brasília estar no circuito de grandes eventos esportivos, que incluem a Gymnasíade, este ano, e a Copa do Mundo de 2014, mostra a representatividade da capital no contexto esportivo.
"Com a Universíade, Brasília também começará a refletir uma necessidade de cuidar dos atletas universitários para que eles continuem competindo, o que acaba gerando um círculo virtuoso que promove o desporto nas universidades", afirmou Carmem, que também foi campeã da São Silvestre e é recordista sul-americana em maratonas.
MOMENTO – Ex-integrante da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, Leila Barros acredita que esse momento vivido pela capital federal é ideal para mostrar ao mundo as práticas esportivas brasilienses e a qualidade dos atletas locais.
"A Universíade é um campeonato em que o mundo inteiro estará atento, com atletas olímpicos de várias localidades. Brasília merecia um evento dessa magnitude para bombar a cidade e mostrar que, além de ser um local político, também temos um olhar voltado para o esporte", comentou Leila.
Segundo a coordenadora dos Centros Olímpicos do Distrito Federal, Ricarda Lima, o legado da competição será a possibilidade de se aplicar mais recursos nos esportes universitários, o que inclui a melhoria na infraestrutura de locais como o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).
"Esperamos, com isso, que o investimento no esporte universitário possa se tornar de fato uma cultura para o País, pois é onde a maioria dos grandes atletas começam as práticas esportivas", disse Ricarda, ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino e vencedora da medalha de bronze nas Olímpiadas de Sidney, na Austrália.

As próximas edições do evento acontecerão na Coreia do Sul, em 2015, e Taiwan, em 2017.

Paulo Roberto Melo lança pacote de programas e ações para a ASSOSÍNDICOS

Em assembléia geral extraordinária ocorrida no ultimo sábado 09/11 em Águas Claras, o presidente da ASSOSÍNDICOS, lançou cerca de dezessete programas e ações para inicio imediato dos trabalhos

Os programas lançados são: Clube de Vantagens; Selo de Qualidade; Vistoria Legal; Escola de Síndicos; Caravana da Assosíndicos no Condomínio; Assosíndicos Regional; Planejamento Estratégico 2013-2023; Corrida do Síndico; Passeio Ciclístico com Síndicos; Campeonato Brasiliense de Futsal entre condomínios; ERSSDF – Encontro Regional de Síndicos e Subsíndicos no Distrito Federal e Região Metropolitana; Prêmio Síndico Bom de Gestão; Jantar do Síndico; Orientação Jurídica; Orientação Contábil; Orientação Gerencial e Orientação Administrativa.

As ações serão implantadas até o final de 2014, mas a maioria já estará em funcionamento já a partir de agora.

O Diretor de Vistoria e Fiscalização da Assosíndicos disse que “o programa Vistoria Legal vai ser uma forma de apoiar o síndico em sua gestão, pois os condomínios precisão de vistoria periódica para a s partes hidráulica, elétrica, estrutural e de elevadores, comentou Emerson Tormann.

De acordo com o Diretor de Eventos da Assosíndicos, Brademir Wolff, “os eventos lançados pelo presidente são para confraternizar, trazer conhecimento e incentivar a pratica de esportes” afirmou Brademir.

Já o Diretor de Educação e Qualificação, Cleber dos Santos falou que “A Assosíndicos vai se tornar em pouco tempo referencia em qualidade de cursos e preparação de síndicos e pessoas ligadas ao condomínio com cursos gratuitos para a comunidade de condomínios do Distrito Federal e região metropolitana, com a Escola de Síndicos da Assosíndicos” disse Cleber dos Santos.

O Presidente da Assosíndicos Distrito Federal Paulo Roberto Melo, enfatizou que “A Assosíndicos com dois meses de existência já trabalhou mais do que outras entidades em mais de 15 anos de existência, mas quero dizer que hoje esse é o maior e mais arrojado pacote de programas e ações já lançados por uma associação do tipo no pais, vamos ter de trabalhar muito para colocar em pratica todas essas ações, quero dar ênfase nos programas: Vistoria Legal, Escola de Síndicos, Caravana da Assosíndicos no Condomínio, Assosíndicos Regional, Clube de Vantagens e no Selo de Qualidade, para que em 8 meses possamos atender quinze mil pessoas sendo uma comunidade de síndicos, subsíndicos, moradores de condomínios e funcionários, então vamos trabalhar vamos para a rua, vamos atrás sindico e visitar os condomínios”, concluiu Paulo Roberto Melo.

Estiveram presentes na assembléia geral extraordinária e no lançamento do pacote de programas e ações para a ASSOSÍNDICOS: o Presidente Paulo Roberto Melo, a 1º vice-presidente Sonia Rios, o 2º vice-presidente  Antonio Lisboa, a tesoureira Pedro Ana, o vice-tesoureiro Fabio Ribeiro de mesquita, o Diretor de Vistoria e Fiscalização Emerson Tormann, o Diretor de Educação e Cultura Cleber Pereira dos Santos, o Diretor de Relacionamento Hélio Paes Leme, a Diretora de Cultura Janaina Lopes Mourão, a Presidenta do Conselho Fiscal Edna Maria de Souza Rodrigues, a Secretaria do Conselho Fiscal Fernanda Alfonso e o Suplente do Conselho Fiscal José Ribeiro de Lima.

 

 

                                                                                                                       



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Novo Museu de Ciências Naturais do Zoo abre para visita técnica

Espaço ainda passa por retoques e será inaugurado no dia 12 de novembro
 O novo Museu de Ciências Naturais do Zoológico de Brasília abriu as portas hoje (6) para visita técnica que contou com a presença do governador em exercício, Tadeu Filippelli. A inauguração do espaço, que teve investimento de R$ 460 mil, está marcada para o dia 12 deste mês.
 "Nessa pequena obra, pude constatar o grande esforço de toda a equipe do zoológico não só no museu como em toda a área. Gostei muito do que vi. É visível o cuidado com a limpeza e organização, e, além disso, fiquei surpreso em saber que as visitas triplicaram nessa gestão do governo", afirmou Filippelli.
 Após visita ao espaço, o governador em exercício caminhou pelo zoológico para conhecer outras áreas como o recinto da sucuri e do jacaré, a cozinha destinada à nutrição dos animais e o hospital, todas recém-reformadas. "É surpreendente ver de perto todas essas mudanças e perceber a simplicidade e perfeição das instalações", revelou.
 O museu, que antes funcionava em uma pequena casa desde 1994, agora conta com uma área muito mais ampla, em ambiente com estrutura moderna, e acolhe um acervo ainda maior. "Estamos finalizando os detalhes para entregarmos em grande estilo à população", disse o diretor de Museologia do Zoológico, Paulo Franco.
 E nem precisou estar completamente pronto para alegrar os olhos da pequena Augusta Neves, de 12 anos. Acompanhada da turma da escola, ela visitou o museu e se encantou com os grandes animais empalhados e esqueletos em exposição. "Aqui posso ver o leão mais de pertinho do que na jaula. Mesmo ele estando morto é muito legal".
 Os visitantes do antigo espaço representavam em média 25% a 30% do público pagante mensal do Zoológico, que recebe todos os meses 75 mil pessoas. De acordo com o diretor, a maioria das pessoas que passam pelo espaço é de estudantes, que são levados por professores interessados em fazer do local um material didático interativo.
 Os visitantes têm a oportunidade de conhecer no local várias técnicas como a taxidermia, arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo; a osseotécnica, que é a montagem de esqueleto; e a exposição de peças em meio líquido. "Além da ampliação da área de visitação, melhoramos a exposição do acervo e padronizamos as placas informativas".
 Ele citou também outro projeto do seu setor, que é a exposição itinerante, iniciativa que leva parte do acervo do museu até a população na área externa do zoo. Para que as escolas, shoppings e outras instituições possam ter acesso a essa ação, segundo o diretor, basta entrar em contato com a fundação e agendar o evento.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

DF terá ecopontos para substituir áreas de bota-fora clandestinas

Atualmente há 600 áreas irregulares de descarte de lixo
 O Distrito Federal terá, até o próximo ano, 30 ecopontos distribuídos em toda a cidade. Os equipamentos serão construídos pelo Sistema de Limpeza Urbana (SLU), a princípio nas regiões de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Sobradinho 1, Gama, Asas Sul e Norte.
 A meta é que outros 70 sejam construídos em 2015. Eduardo Brandão, secretário de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), explicou que os ecopontos substituirão as áreas irregulares de descarte de lixo espalhadas pela cidade. "Hoje temos quase 600 áreas de bota-fora clandestinas. Os ecopontos serão destinados para descarte de resíduos volumosos como sofás e resíduos da construção civil, em pequenas quantidades", disse.
 Segundo dados técnicos da Semarh, 49% desses resíduos são descartados por carroceiros, 13% por particulares e 37% por empresas. O lixão da Estrutural recebe cerca de 9 mil toneladas de lixo por dia. Do total, 70% são resíduos da construção civil e os outros 30%, de lixo domiciliar urbano e comercial. "Temos o maior lixão a céu aberto da América Latina e ainda pagamos caro para mantê-lo aberto, por não ser a disposição final adequada desse material", informou Brandão.
 "Com a instalação dos equipamentos, além da destinação correta do lixo, o governo poupará metade do que é gasto hoje em logística de recolhimento, por exemplo. Fora a possibilidade de reutilização do agregado resultante do resíduo da construção civil", disse o secretário.
 Outra ação em andamento pelo GDF é a criação das Áreas de Transbordo, destinadas, exclusivamente, ao recebimento de resíduos de construção civil em grande volume. Para o DF, estão previstas oito áreas em diferentes Regiões Administrativas. A de Ceilândia e a da Estrutural já estão em processo licitatório pela Novacap. As demais aguardam soluções de questões urbanísticas, fundiárias e ambientais.
 O Comitê Gestor de Resíduos da Construção Civil e de Volumosos, do qual a Semarh é a coordenadora, formado por diversos órgãos do GDF, tem metas a serem cumpridas no que tange à reutilização desses resíduos. Para 2014, o objetivo é utilizar 10% do agregado em pavimentação asfáltica; em 2015, essa porcentagem aumentará para 20% e em 2016, para 30%.
 Para o DF, ainda estão previstos a abertura do Aterro Sanitário Oeste, a implantação da coleta seletiva, além de todas as ações de inclusão de catadores. Recentemente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) repassou um apoio financeiro, não reembolsável, de R$ 21,3 milhões para ser aplicado em projetos de inclusão de catadores. O dinheiro, que também recebe o mesmo montante de investimento do GDF, está destinado à instalação de 12 centrais de triagem e também prevê assistência dos centros, equipagem e capacitação dos trabalhadores. "São cerca de três mil catadores no DF recebendo, em média, um salário-mínimo por mês. Com a nova política de resíduos sólidos, temos a meta de aumentar esta renda em 50%, a princípio", conclui Eduardo Brandão.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cursos para porteiros e síndicos são oferecidos gratuitamente pela Administração de Brasília

No próximo dia 15 de novembro encerram as inscrições para o curso de formação para porteiros 4ª turma da Escola de Gestão Comunitária 
 A Escola de Gestão Comunitária é  um espaço voltado para a promoção de cursos e palestras para zeladores, porteiros, síndicos, prefeitos de quadras e membros de associações de moradores.
A escola oferece cursos gratuitos está com inscrições abertas para os curso de formação para porteiros e cursos de formação para síndicos.
O curso de formação para porteiros, oferecido pela Administração de Brasília passara das atuais 150 vagas para 450 vagas com as inscrições abertas até o dia 15/11/2013 pelo site da Administração de Brasília.
Também esta aberta a inscrição para o curso, de síndicos, que já está na quinta turma em 2013. As inscrições poderão ser feitas até 20/11, no site: www.brasilia.df.gov.br , clicando no link: “Escola de Gestão Comunitária -  Inscreva se Aqui” no lado direito do portal.
Os cursos abrangem estratégias de segurança, motivação, regras de limpeza, estratégias de negociação, noções de contabilidade, direito, eventos, organização, engenharia, entre outros temas. Os horários das aulas vão de 19h às 22h15min para síndicos e o de porteiros no sábado dia 23/11 o dia todo e a carga horária varia de 14h/a à 80h/a.
Especialistas de órgãos do GDF e de organizações parceiras que ministram as aulas, referência em suas áreas de atuação. Incluem temas como legislação de condomínios, noções de contabilidade, mediação de conflitos, Brasília tombamento e regras para intervenção e a relação estado/sociedade civil no DF, engenharia dentre outros temas. As aulas iniciam em fevereiro e têm a participação de representantes do CRC, CREA, IAB, UNICEUB, DALE CARNEGIE TRAINING, PORTAL DO SÍNDICO, ASSOSÍNDICOS-DF,  CEB, Caesb, Novacap, Detran,  Agefis, SLU, Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar.

O administrador Messias de Souza afirma que a iniciativa é uma antiga reivindicação das lideranças. “É uma conquista de todos, pois sabemos o quanto é difícil e estressante o papel de síndicos numa sociedade cada vez mais individualista com conflitos permanentes", avalia o administrador.
 O coordenador da Escola de Gestão Comunitária Paulo Roberto Melo, falou que a escola “é uma oportunidade de qualificação para se colocar no mercado de trabalho trabalhando como porteiro, zelador ou síndico profissional em um mercado que pede cada vez mais qualificação e profissionalização” falou o coordenador.
 Está prevista a abertura para mais sete cursos, nas áreas de empreendedorismo, eventos, administração do tempo, formação em relações humanas, formação de agentes de mediação comunitária, formação de agentes multiplicadores de prevenção às drogas.


 Inscrições: www.brasilia.df.gov.br
Serviços: 
 Curso de Formação para Porteiros
Local: Auditório da Administração Regional de Brasília (Setor Bancário Norte Bl K Ed. Vagner 1º subsolo).
Inscrições: Até 15 de novembro de  2013.
Dia do curso: 23 de novemvro de 2013.
Horário: De 08h30 às 12h30 e de 14h às 17h15.
Vagas: 450 Vagas.
  
Curso de Formação para Síndicos
Local: Auditório da Administração Regional de Brasília (Setor Bancário Norte Bl K Ed. Vagner 1º subsolo).
Inscrições: Até 22 de novembro.
Dias do curso: 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12 e 13 de dezembro de 2013.
Horário: De 19h às 22h15.
Vagas: 150 Vagas.
  Duvidas ligue: (61) 3329-0498 / 8497-2015